Vidro e madeira restauram e dão forma à essa casa meia-água
Voltar para o blog

Vidro e madeira restauram e dão forma à essa casa meia-água

Vidro e madeira restauram e dão forma à essa casa meia-água  

Uma antiga casa meia-água ganha vida com uma reforma que une velho e novo 

O que fazer com uma casa compacta de mais de 50 anos com uma cozinha minúscula e madeiras desgastadas? A maioria das pessoas iria destruí-la para reconstruir, mas os clientes do designer Bryn Davidson adoraram a inclinada construção meia-água e decidiram restaurar e expandir ao invés de demolir.


A casa
Quem mora aqui: Casal com duas crianças
Onde: Vancouver, Colúmbia Britânica, Canada
Tamanho: 186 m²; três quartos, três banheiros
Designer: Bryn Davidson da Lanefab Design/Build 

A casa, conhecida localmente como Casa Inclinada, foi projetada pelo arquiteto canadense Arthur Erickson, que projetou obras como o Museu de Antropologia na Universidade da Colúmbia Britânica, o Centro de Convenções de San Diego e a Embaixada Canadense em Washington, D.C.


O primeiro objetivo da reforma era garantir que a estrutura de madeira continuasse visível e fosse parte vital do design. Davidson fez isso acontecer com a criação de um atrio de vidro que une a antiga casa inclinada a uma nova construção que inclue sala de jantar, estar, garagem e vestíbulo.

Davidson também reformou a cozinha existente, trocou as janelas e portas e adicionou novo sistema de ventilação.

Na area externa foi incluído um passadiço de madeira típico das áreas costeiras da Colúmbia Britânica.


Antes: Originalmente Erickson projetou a casa para outra localidade, mas antes da construção em 1963 teve de mudá-la. A mudança significava construir a casa em outra posição, trazendo uma porta de serviço para a frente. Um dos objetivos de Davidson era criar uma nova entrada principal e fazer parecer que aquela outra porta havia sido projetada.


Depois: O novo átrio de vidro serve de entrada e sala de jantar. Blocos de concreto criam uma linha clara para a porta da frente. A porta de serviço continua visível à direita, mas agora a nova porta e paisagismo divergem a atenção.


Dividindo a parte nova da antiga um corredor de pedras que combina com as pedras do quintal.


A nova parte da casa fica dois degraus abaixo da construção original. Para conectar as duas partes o designer reutilizou a madeira retirada da construção e criou o degrau de acesso à cozinha.

A escada em espiral vista ao fundo leva aos quartos.


Os clientes queriam uma cozinha mais contemporânea com ilha e banquetas. Davidson teve de trabalhar com os limites impostos pela antiga construção, especialmente pelas gigantes vigas de madeira. "Nós queríamos que a cozinha ficasse o maior possível dentro dos limites", diz ele. "Queríamos que a cozinha ficasse voltada para a sala de jantar, e que fosse moderna mas não espalhafatosa. A solução: uma mistura divertida de cores e texturas e banquetas de cobre.


A nova sala de jantar permite uma vista para a cozinha e patio. Uma mesa de jantar feita sob medida integra o espaço perfeitamente.


Uma porta de celeiro de correr feita com madeira de demolição à esquerda da mesa de jantar abre para uma sala de TV. A porta aos fundos é um pequeno depósito com acesso à garagem e aos fundos da casa. O aparador já pertencia ao casal.


As janelas na nova sala de TV ficam na altura do sofá, o que permite apreciar a vista sentado. Outras janelas mais altas deixam mais luz entrar.


O vestíbulo ao fundo da casa fornece espaço para casacos, botas e outros itens quando entrando pelos fundos e garagem.


Davidson trocou as portas que levavam ao patio por janelas para que o sofá pudesse ficar frente à lareira.


O patio inclue área aberta em concreto com mesa e estar com lareira. "O teto triangular que cobre a nova área é da mesma forma de um Destróier Estelar, se você for fã de Star Wars", diz Dadivson.


Duas grandes portas de correr aberm a casa para a área de jantar e lazer no patio.



Via Houzz

Outros posts

  1. Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos

    Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos

    Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos Ter um quarto com closet é o sonho de muita gente, afinal, esse tipo de ambiente é sinal de praticidade, organização e claro mais requin...

  2. Home office: como organizar e decorar + 85 modelos

    Home office: como organizar e decorar + 85 modelos

    Home office: como organizar e decorar + 85 modelosCada dia mais pessoas vem investindo em um cantinho da casa para fazer um home office, pois assim, ela consegue criar uma estação para estudar e traba...

  3. Bubble Chair: curiosidades e dicas

    Bubble Chair: curiosidades e dicas

    Bubble Chair: curiosidades e dicas A Bubble Chair foi criada em 1968 pelo arquiteto finlandês Eero Aarnio. Ele nasceu em 1932 e estudou arte na Universidade de Arte e Design de Helsinki, entre 19...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Meu Lugar Bens Imóveis Brasília

(61) 99122-1577

Meu Lugar Bens Imóveis Brasília

(61) 99122-1577