IGP-M: Entenda o que é
Voltar para o blog

IGP-M: Entenda o que é

IGP-M: Entenda o que é

Índice Geral de Preços do Mercado

O Índice Geral de Preços do Mercado, IGP-M, foi criado no final dos anos 1940 para medir o movimento dos preços de forma geral. Por isso, ele tem o objetivo de ser mais abrangente que outros índices do mercado. Isso acontece porque seu cálculo é baseado em diversos indicadores.

Sendo assim, podemos dizer que o IGP-M envolve uma série de fatores para ser calculado. Essa diversidade ajuda a perceber que ele é muito relevante. Na prática, acaba funcionando como um indicador macroeconômico. Isto é, é possível ter uma noção do estado atual da economia brasileira e da inflação por meio dele.

Outra de suas funções — talvez a mais importante delas — é ser um indexador de contratos (aluguel, tarifas públicas, seguros, etc.). Dessa forma, ele influencia diretamente suas finanças, porque está relacionado a gastos do dia a dia, como:

  • Educação: Mensalidade de escolas e universidades.
  • Imóveis: Aluguéis de imóveis comerciais e residenciais.
  • Energia: Tarifa de energia elétrica.
  • Seguros: Algumas modalidades de seguro.
  • Saúde: Determinados planos de saúde.
  • Por fim, esse indicador também causa uma interferência significativa em seus investimentos, porque ele se associa a várias aplicações.

Enfim, tanto para as pessoas que investem quanto para aquelas que não têm esse hábito, é essencial entender o que é IGP-M, já que a importância desse índice pode ser notada em vários setores econômicos.

O IGP-M é popularmente chamado de "inflação do aluguel". Esse apelido foi dado porque o reajuste anual dos contratos de aluguel geralmente tem o IGPM como base. Desse modo, ele é usado como parâmetro na hora de alterar o valor mensal que você paga ao proprietário do imóvel.

Entenda o cálculo do IGP-M

A entidade responsável pelo cálculo IGP-M é o IBRE, que integra a Fundação Getúlio Vargas. Vale ressaltar que o levantamento de dados se inicia no dia 21 do mês anterior e vai até o dia 20 do mês de referência.

Ou seja, o IGP-M de abril de 2018 foi calculado a partir de 21 de março e encerrado no dia 20 de abril. Além disso, a FGV divulga variações prévias a cada 10 dias, para que a população em geral possa acompanhar a alta ou a baixa nos preços.

Como já falamos, o cálculo IGP-M é composto por 3 outros indicadores econômicos: IPA-M, IPC-M e INCC-M.

Preços de todo o país são coletados para compor esses índices e realizar os cálculos. Os campos da economia considerados nas pesquisas são: construção civil, indústria, agricultura, serviços relacionados à moradia e comércio varejista.

Cada um deles é utilizado para medir diferentes aspectos da economia nacional e originam uma média ponderada que é o Índice Geral de Preços do Mercado. Entenda mais sobre esses indicadores:

  • IPA-M: Índice de Preços por Atacado
Representa, ao todo, 60% do IGP-M. Seu propósito é monitorar os movimentos do comércio atacadista. Também serve para entender e acompanhar as variações que acontecem no varejo.

  • IPC-M: Índice de Preços ao Consumidor
Seu peso é de 30% para o IGP-M. Sua ideia é bastante parecida com a do IPCA (índice oficial da inflação no Brasil), porque mede o consumo em diversas áreas: habitação, saúde, vestuário, transporte, etc.

  • INCC-M: Índice Nacional de Custo da Construção
Esse indicador tem um peso de 10% no IGP-M e sua coleta ocorre em 7 capitais do Brasil. Como o próprio nome já diz, avalia o custo envolvido na construção de moradias, como por exemplo materiais e mão de obra especializada.


Via TORO

Outros posts

  1. Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos

    Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos

    Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos Ter um quarto com closet é o sonho de muita gente, afinal, esse tipo de ambiente é sinal de praticidade, organização e claro mais requin...

  2. Home office: como organizar e decorar + 85 modelos

    Home office: como organizar e decorar + 85 modelos

    Home office: como organizar e decorar + 85 modelosCada dia mais pessoas vem investindo em um cantinho da casa para fazer um home office, pois assim, ela consegue criar uma estação para estudar e traba...

  3. Bubble Chair: curiosidades e dicas

    Bubble Chair: curiosidades e dicas

    Bubble Chair: curiosidades e dicas A Bubble Chair foi criada em 1968 pelo arquiteto finlandês Eero Aarnio. Ele nasceu em 1932 e estudou arte na Universidade de Arte e Design de Helsinki, entre 19...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Meu Lugar Bens Imóveis Brasília

(61) 99122-1577

Meu Lugar Bens Imóveis Brasília

(61) 99122-1577