Ciência das cores: como seu uso na decoração pode impactar sensações e energias no dia a dia
Voltar para o blog

Ciência das cores: como seu uso na decoração pode impactar sensações e energias no dia a dia

Ciência das cores: como seu uso na decoração pode impactar sensações e energias no dia a dia

Elas são indispensáveis para quem quer uma decoração impecável, mas sua utilidade vai além da estética. As cores são conhecidas por causar certas sensações no cérebro, isso porque elas são transmitidas por ondas eletromagnéticas refletidas pela luz. A ciência das cores estuda a forma como nossos olhos captam essas ondas e como elas interferem nas sensações que o cérebro produz.

Portanto, se você quer que o projeto da sua casa seja bonito e transmita boas energias, preste atenção nas cores escolhidas! A seguir, te contamos qual o significado de cada uma delas e seu impacto no nosso dia a dia.

AMARELO

Cor da alegria, está relacionado ao otimismo e à descontração. Por transmitir uma sensação de calor e movimento, é aconselhado que ela seja usada em áreas mais descontraídas e com atividade social, como uma sala e varanda, por exemplo. Em sua varanda criada para a CASACOR SP 2019, o arquiteto Jean de Just apostou em uma parede com ladrilhos na cor. As estantes Casulo entram em cena e recebem o verde das samambaias. Combinação mais que perfeita!


ROSA E AZUL

O rosa inspira feminilidade, romantismo e ternura. Não à toa, é usado em espaços onde se deseja atingir um estado de relaxamento. No Estúdio Árvore de Max Mello para a CASACOR Espírito Santo, ele está presente no sofá Way e nas paredes. O azul do mar – cor conhecida por sua tranquilidade e serenidade – se encarrega de deixar tudo o mais relax possível.


VERDE

De acordo com a ciência das cores, o verde transmite liberdade, saúde e vitalidade. Não à toa, é bem-vinda em área sociais. No Terraço Fresh da Decora Lider Rio 2019, o sofá Cidreira ganhou revestimento em corda náutica na cor. Paredes no mesmo tom deixam o ambiente mais animado!


LARANJA

A cor é sinônimo de alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso, portanto, é ideal para ambientes de trabalho. Nesse home office de Vinicius Morais, a cadeira New ganhou estofado na cor. O contraste com a madeira deixa tudo mais aconchegante.


MARROM

Para a ciência das cores, seriedade e integridade são algumas das sensações relacionadas ao marrom. Talvez por isso a madeira em seus diversos tons sejam muito usados na decoração. No ambiente de Géorgia Mendonça e Cirlene Reco para a Decora Lider Vitória 2019, a cor está presente não só no painel que perpassa o ambiente como nos móveis, garantindo a sensação de acolhimento.


Se você quiser saber mais sobre essa cor e, principalmente, sobre a madeira, confira nossos designers explicando um pouco melhor o poder da madeira na decoração.

CINZA E PRETO

O cinza é sinônimo de equilíbrio e não à toa é a cor mais usada no décor contemporâneo. Já o preto significa respeito. Unir essas duas cores em um ambiente garante um espaço sofisticado, imponente e muito elegante. A Piacesi Arquitetura usou a dupla neste Loft da Decora Lider Belo Horizonte 2018, garantindo um décor superatual.


BRANCO

Paz, pureza e limpeza são algumas das características que definem a cor branca na ciência das cores. Muito usada por quem adora um décor minimalista, ela também pode ser maxi, desde que misturada com outros materiais. No Living de Sérgio Palmeira para a Decora Lider Vitória 2019, o branco é a cor predominante, mas detalhes como o pendente em vidro e as palmeiras formam um interessante mix de materiais.



Já escolheu a cor da sua casa?

Outros posts

  1. Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos

    Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos

    Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos Ter um quarto com closet é o sonho de muita gente, afinal, esse tipo de ambiente é sinal de praticidade, organização e claro mais requin...

  2. Home office: como organizar e decorar + 85 modelos

    Home office: como organizar e decorar + 85 modelos

    Home office: como organizar e decorar + 85 modelosCada dia mais pessoas vem investindo em um cantinho da casa para fazer um home office, pois assim, ela consegue criar uma estação para estudar e traba...

  3. Bubble Chair: curiosidades e dicas

    Bubble Chair: curiosidades e dicas

    Bubble Chair: curiosidades e dicas A Bubble Chair foi criada em 1968 pelo arquiteto finlandês Eero Aarnio. Ele nasceu em 1932 e estudou arte na Universidade de Arte e Design de Helsinki, entre 19...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Meu Lugar Bens Imóveis Brasília

(61) 99122-1577

Meu Lugar Bens Imóveis Brasília

(61) 99122-1577