O que fazer com quartos sem janelas
Voltar para o blog

O que fazer com quartos sem janelas

O que fazer com quartos sem janelas

Contar com ambientes sem janelas em casa é a realidade de muitas pessoas. É uma questão que pode tornar a utilização dos espaços um pouco incômoda devido a vários fatores como a falta de iluminação, ventilação e sensação de aperto. Quando o ambiente em questão trata-se do dormitório a falta de janelas parece afetar ainda mais a utilização do cômodo devido ao fato de ser um local íntimo onde passamos grande parte do tempo quando estamos em casa. Se você conta com um dormitório sem janelas em casa e está em busca de soluções que possam melhorar seu espaço aqui irá encontrar algumas ideias.

Ilumine adequadamente



Uma das primeiras ações a ser tomada é iluminar o espaço artificialmente. Contar com um bom projeto luminotécnico para suprir a falta de iluminação natural é essencial já que a luz artificial deverá ser utilizada até mesmo durante o dia. Uma boa opção é investir em trilhos de luz com focos direcionáveis, que permitem adequar a luz conforme a necessidade do momento, em iluminação com lâmpadas de LED, que fornecem uma luz intensa e clara, ou as lâmpadas de espectro total, que imitam a luz natural do sol

Integre o dormitório




Quando a falta de janelas no dormitório é acompanhada também da falta de espaço, como muitas vezes acontece em apartamentos muito pequenos ou kitnetes, a integração pode ser a melhor solução. Com esse recurso, além de iluminar e ventilar o ambiente por completo, conseguimos mais amplitude que valorizará o layout do imóvel. Se a intensão é conseguir um pouco mais de privacidade, durante as horas de sono ou ao receber visitas, ainda possível investir em portas de correr ou cortinados para isolar o ambiente quando necessário.

Substitua as paredes por painéis de vidro...



Uma opção interessante para conseguir uma maior iluminação em um dormitório sem janelas é substituir as paredes por painéis de vidro. É uma solução que aporta um visual moderno aos ambientes e que permite com que a luz natural do restante da casa atinja também o dormitório. As paredes de vidro também podem ser acompanhadas de cortinas leves, assim como nos mostra o primeiro exemplo, para isolar o dormitório de acordo com as necessidades dos moradores.

... ou por elementos vazados



Como os elementos vazados é possível solucionar dois dos problemas causados pela ausência de janela, a falta de iluminação e ventilação. Substituir uma parede, ou parte dela, por cabogós ou painéis vazados permitirá que o dormitório receba uma maior quantidade de iluminação e também fará com que o ar circule no ambiente. Com os cobogós é possível aportar personalidade ao dormitório abusado de suas cores e formatos diferentes, já os painéis de madeira vazados aportam elegância e alguns deles podem até mesmo contar com ripas articuladas para controlar a abertura.

Aposte nas clarabóias


As claraboias representam uma alteração na estrutura mais complexa mas que oferecem uma ótima solução para a falta de iluminação nos dormitórios sem janelas. Quando as características do imóvel permitem é possível criar aberturas zenitais proporcionando a entrada de iluminação natural no dormitório. Esse tipo de iluminação supri por completo a falta de luz, considerando que a claraboia funciona como uma janela só que posicionada na cobertura.

Ar-condicionado e ventilador de teto


Para combater a falta de ventilação em dormitórios sem janelas podemos optar por aparelhos que promovam a ventilação e circulação artificial do ar, como os aparelhos de ar-condicionados e os ventiladores de teto. Com a falta de janelas instalar algum desses elementos se torna essencial, principalmente em regiões mais quentes e para enfrentar a temporada de verão.

Decore com cores claras




Todas as ideias anteriores podem ser potencializadas com a escolha de cores claras para decorar os dormitórios sem janelas. Como já sabemos, o branco e outras tonalidades claras ajudam a difundir a iluminação e aumentar a sensação de espaço no ambiente. Portanto, abuse dos tons de bege, off-white, cinza e rosa suaves para as paredes, piso, móveis e complementos decorativos como roupa de cama, almofadas, tapetes e etc.

Outros posts

  1. Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos

    Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos

    Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos Ter um quarto com closet é o sonho de muita gente, afinal, esse tipo de ambiente é sinal de praticidade, organização e claro mais requin...

  2. Home office: como organizar e decorar + 85 modelos

    Home office: como organizar e decorar + 85 modelos

    Home office: como organizar e decorar + 85 modelosCada dia mais pessoas vem investindo em um cantinho da casa para fazer um home office, pois assim, ela consegue criar uma estação para estudar e traba...

  3. Bubble Chair: curiosidades e dicas

    Bubble Chair: curiosidades e dicas

    Bubble Chair: curiosidades e dicas A Bubble Chair foi criada em 1968 pelo arquiteto finlandês Eero Aarnio. Ele nasceu em 1932 e estudou arte na Universidade de Arte e Design de Helsinki, entre 19...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Meu Lugar Bens Imóveis Brasília

(61) 99122-1577

Meu Lugar Bens Imóveis Brasília

(61) 99122-1577