Forro ripado de madeira: como usar iluminação com fita de LED
Voltar para o blog

Forro ripado de madeira: como usar iluminação com fita de LED

Forro ripado de madeira: como usar iluminação com fita de LED

Quando se trata de criar uma atmosfera acolhedora para sua casa, poucos materiais são melhores que a madeira. É por isso que o forro ripado de madeira é uma das escolhas favoritas de quem busca uma aparência requintada e aconchegante. Mas, para complementar o efeito visual, não podemos nos esquecer do projeto luminotécnico. Nesse sentido, a iluminação com fita de LED é uma ótima maneira de destacar o forro de madeira enquanto ilumina o ambiente.

Apesar de não ser uma escolha óbvia, a fita de LED e o forro ripado de madeira formam uma dupla que funciona bem em praticamente qualquer espaço. Para comprovar, reunimos dicas para combiná-los e alguns exemplos para você se encantar. Confira!

Iluminação com fita de LED para forro ripado de madeira

O forro ripado de madeira é o grande destaque em qualquer ambiente em que é instalado. Assim, espera-se que os outros elementos arquitetônicos combinem com o forro de madeira, mas sem roubar a cena.

Um desses elementos é a iluminação. Afinal, as luzes no teto devem fornecer uma iluminação geral eficaz para contrastar com o escuro da madeira. Logo, a iluminação com fita de LED ao longo do teto é uma excelente maneira de garantir que o espaço esteja suficientemente brilhante.

Esse tipo de iluminação é mais econômico, principalmente quando comparamos com lustres e luminárias luxuosas. Mas, ainda assim, serve para compor uma atmosfera contemporânea que é tendência na área do design de interiores. Além disso, a eficiência energética da luz de LED representa uma economia significativa na conta de energia elétrica.

Neste projeto, por exemplo, a madeira ripada foi aplicada nas paredes e teto, roubando toda a atenção do espaço. Já a iluminação com fita LED serviu para clarear o hall de entrada de forma discreta. O grande charme da iluminação ficou por conta da maneira inusitada em que as fitas foram instaladas.


Forro ripado de madeira e iluminação com fita de LED – Divulgação-Maíra Acayaba


Dicas para acertar ao compor os dois elementos

Iluminação indireta

Embutir a iluminação com fitas de LED é uma boa opção para manter a luz indireta. Dessa forma, as luzes ficam agradáveis e não ofuscam a vista quando olhamos diretamente para elas.

Especialmente quando usamos o forro de madeira, a iluminação indireta contribui para manter o espaço mais convidativo e confortável.

Além disso, a iluminação embutida acaba valorizando naturalmente o local onde é instalada, neste caso, o forro ripado de madeira.

Cores de LED

É importante considerar a variedade de cores de fita de LED em um projeto luminotécnico. Basicamente, temos a luz quente (coloração amarelada), luz fria (branco intenso) e RGB (que se alterna entre as cores vermelho, verde e azul).

Para não errar na escolha, considere que a luz fria é mais indicada para locais de trabalho e que exigem atenção (como cozinha, escritório e lavanderia), quando é necessário visualizar as cores reais dos objetos. Já a luz amarelada é mais indicada para locais de relaxamento (como quarto, sala de estar e jantar), pois cria uma atmosfera mais intimista e aconchegante.

Contrate um profissional

Para garantir que a iluminação com fita de LED esteja em harmonia com o forro ripado de madeira, é recomendado contratar um profissional da área. Contar com o auxílio de um arquiteto ou designer de interiores pode fazer toda a diferença na beleza e funcionalidade do projeto luminotécnico, além de compor a decoração do espaço considerando o forro de madeira.

Inspirações

Quer entender melhor como forro ripado de madeira e iluminação com fita de LED funcionam em conjunto? Então confira alguns projetos que mostram os elementos em harmonia na prática:


Forro ripado de madeira e iluminação com fita de LED – Divulgação Casa Cor



Forro ripado de madeira e iluminação com fita de LED – Alan Blakely



Forro ripado de madeira e iluminação com fita de LED – LeeAnn Baker Interiors



Forro ripado de madeira e iluminação com fita de LED – Revista Sua Casa


Por fim, queremos saber a sua opinião! Você usaria forro ripado de madeira e iluminação com fita de LED em sua casa? Compartilhe nos comentários!


Outros posts

  1. Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos

    Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos

    Quarto com closet: saiba como decorar e organizar + 62 modelos Ter um quarto com closet é o sonho de muita gente, afinal, esse tipo de ambiente é sinal de praticidade, organização e claro mais requin...

  2. Home office: como organizar e decorar + 85 modelos

    Home office: como organizar e decorar + 85 modelos

    Home office: como organizar e decorar + 85 modelosCada dia mais pessoas vem investindo em um cantinho da casa para fazer um home office, pois assim, ela consegue criar uma estação para estudar e traba...

  3. Bubble Chair: curiosidades e dicas

    Bubble Chair: curiosidades e dicas

    Bubble Chair: curiosidades e dicas A Bubble Chair foi criada em 1968 pelo arquiteto finlandês Eero Aarnio. Ele nasceu em 1932 e estudou arte na Universidade de Arte e Design de Helsinki, entre 19...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Meu Lugar Bens Imóveis Brasília

(61) 99122-1577

Meu Lugar Bens Imóveis Brasília

(61) 99122-1577