Bubble Chair: curiosidades e dicas
Voltar para o blog

Bubble Chair: curiosidades e dicas

Bubble Chair: curiosidades e dicas

 

A Bubble Chair foi criada em 1968 pelo arquiteto finlandês Eero Aarnio. Ele nasceu em 1932 e estudou arte na Universidade de Arte e Design de Helsinki, entre 1954 e 1957. Em 1962, montou seu escritório e passou a atuar como designer de interiores e mobiliário.

 

Eero Aarnio

 

Ainda nos anos 60, Eero iniciou estudos com a fibra de vidro, e foi a partir desses estudos que criou a Ball Chair e a Bubble Chair. Como é de se imaginar, não dá pra falar de uma sem falar da outra.

 

 

A criação da Ball Chair

 

Em 1963, Aarnio criou a Globe Presidente (que ficou mais conhecida como Ball Chair): uma bola oca sobre um suporte e apenas com a frente aberta. Toda sua estrutura foi feita em fibra de vidro e seu interior revestido e composto por almofadas que trazem todo o conforto esperado. Essa poltrona foi pensada para ser uma espécie de refúgio e um espaço que protege quem a usa, reduzindo ruídos externos, permitindo relaxar e até mesmo fazer uma leitura com mais tranquilidade. Ela foi apresentada na Feira de Móveis de Colônia e, claro, foi um sucesso absoluto.

 

Ball Chair

 

Em uma de suas entrevistas, Eero disse a respeito da Ball Chair: “A ideia da cadeira sempre foi muito óbvia. Tínhamos nos mudado para nossa primeira casa, e eu tinha começado minha carreira como Free-Lance em 1962. Tínhamos uma boa casa, mas nenhuma grande cadeira, e por isso decidi fazer uma, mas não uma normal. Queria formar uma nova realidade. Depois de alguns desenhos, reparei que a forma tinha se tornado tão simples, que era só uma bola. Eu desenhei a escala completa na parede e determinei a altura, daí as outras linhas foram fáceis de tirar. A parte de nomear a cadeira foi a mais divertida, a Globe Presidente nasceu.”

 

Ball Chair

 

 

A magnífica ideia da Bubble Chair

 

Depois de ter criado a Ball Chair, Eero queria ter luz dentro dela, e foi quando a Bubble Chair começou a surgir. Ele teve a ideia de uma bola transparente para onde vem luz de todas as direções. O único material adequado era o acrílico, porque é aquecido e soprado na forma como uma bolha de sabão.

 

Bubble Chair

 

“Eu sabia que as cúpulas em forma de clarabóias eram feitas desta maneira, falei com o fabricante e perguntei se seria tecnicamente possível fazer soprar um balão maior. A resposta foi afirmativa. Fiz um anel de aço, a bolha foi expandida, almofadas foram adicionadas e estava pronta a poltrona. E novamente o nome era óbvio: Bolha”. 

 

Eero queria algo leve e transparente, e um pedestal não permitiria este efeito. Então, Depois de pronta, a Bubble chair saiu de vez dos padrões de normalidade e foi fixada no teto.